Precificação: um mercado altamente





Diferentemente de outros segmentos de mercado, onde o preço de um produto pode, por exemplo, ser calculado com base nos custos da matéria-prima, custos operacionais e margem de lucro, as seguradoras dependem fortemente de dados históricos e do perfil do cliente para, a partir de análises refinadas, modelagem preditiva e cálculos atuarias, definir regras, prever o comportamento futuro, avaliar riscos e otimizar o preço para cada cliente.

Face a um mercado altamente competitivo, a estratégia de precificação também deve assegurar a performance de cada modelo preditivo, ao longo do tempo, de forma a garantir sua eficácia. A aplicação de modelos estatísticos e atuariais complexos, normalmente aderentes ao processo de precificação, como GLM e árvores de decisão, esbarra na complexidade de serem operacionalizados através de sistemas que requerem suas transformações em tabelas, o que pode comprometer a eficácia dos modelos. Além disso, outro fator que não pode ser desprezado é a capacidade de ser ágil na efetivação de uma mudança da política de precificação.



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